Você sabia que HTML não é uma linguagem de programação?

Com a popularização da internet, e com o lançamento do HTML5, surgiram muitos artigos, tutoriais e cursos ensinando a programar com HTML e CSS. Porém, há algo muito errado nisso, pois HTML e CSS não são linguagens de programação, então como alguém pode aprender a programar sem programar?

Neste artigo explicarei o que é uma linguagem de programação, o que é o HTML e CSS, e porque ambos não são linguagem de programação.

O que é uma linguagem de programação?

ConversaEm uma conversa entre duas pessoas, para uma pessoa solicitar que a outra pessoa execute uma ação, ambos precisam falar a mesma língua. Por exemplo, o gerente de projetos diz para o analista: “Preciso que você resolva o problema deste projeto ainda hoje.”. Neste momento o gerente programou o analista para executar uma tarefa usando o português falado.

O mesmo acontece com o computador, para você programar o programador para ele fazer uma tarefa, você precisa falar a mesma linguagem que ele, essa língua chamamos de linguagem de programação. Ou seja, a linguagem de programação é uma língua usada para programar o computador para ele executar determinadas tarefas.

Para facilitar a vida dos programadores, cada vez mais as novas linguagens de programação se assemelham às linguagens do ser humano, mais especificamente do inglês. Mas no curso Lógica de Programação do Planeta Código, nós utilizamos o Portugol, que é uma linguagem de programação em português, afinal, somos brasileiros.  :grin:

E o HTML é o quê?

O HTML é uma abreviação para HyperText Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto, então o próprio nome já entrega que ele não é uma linguagem de programação, pois é uma linguagem de marcação.

Quando você cria um documento em um editor de texto, como o Microsoft Word, você cria um documento word, com a extensão .docx, o mesmo é com o HTML, você cria um documento HTML, com a extensão .hml. Do mesmo jeito que o documento word é para ser executado pelo Microsoft Word, o documento HTML é executado pelo navegador. Simples assim.

E o CSS, onde entra?

htmlAssim como você pode colocar um texto do documento word em negrito, ou itálico, ou outros diferentes tipos de formatações, você também pode formatar o texto de um documento HTML. Se você parar para refletir, tudo o que você consegue fazer no Word, você consegue fazer no HTML, como mudar cores, textos, colocar imagens, links, etc.

O CSS é uma abreviação para Cascading Style Sheets, que significa Linguagem de Folhas de Estilo, ou seja, é a linguagem utiliza para fazer essa formatação no documento HTML, conforme citado no parágrafo anterior.

Então por que o HTML foi associado à programação?

Porque o programador realmente trabalha com o HTML, pois é uma tecnologia utilizada para desenvolvimento web, então você pode associar o HTML ao programador, o que você não pode é associar à linguagem de programação.

Então se você ouvir ou ler que alguém é programador web, então ele pode utilizar HTML e CSS, mas o ato de programar é com linguagens de programação web, como PHP, Ruby, C#, etc.

E tome cuidado especialmente com entrevistas de emprego, se você cometer o erro de incluir HTML como copetência de programação pode soar estranho para o entrevistador.

E você já fez essa confusão ou já viu alguém cometendo esse erro? Deixe seu comentário.

Deixe um comentário